CAUTERIZAÇÃO NASAL

A cauterização nasal é um procedimento realizado para conter sangramentos nasais frequentes ou que ocorrem em grande quantidade. Algumas pessoas podem ser acometidas por essa reação sem uma causa aparente ou devido a traumas nasais, manipulação do nariz com algum objeto, rinites, sinusites, fraturas entre outras.

Outras nomenclaturas

– Cauterização de septo nasal;

– Cauterização dos cornetos nasais;

– Tratamento da epistaxe;

– Cauterização de conchas (ou cornetos) nasais.

Quando é indicada?

A maioria dos sangramentos nasais se findam de forma espontânea ao atingirem o tempo de coagulação normal do sangue em torno de 5 minutos. A cauterização só é indicada quando o sangramento não cessa mesmo diante de tratamentos básicos como utilização de compressa fria, por exemplo.

Como é realizada?

O procedimento consiste no uso de substâncias químicas para “queimar” os vasinhos que estejam provocando o sangramento, é realizado de acordo com o tipo e a gravidade do mesmo com fórmulas específicas para estancar o sangue e ácidos para cauterizar a área.

Há a necessidade de incisões?

Não, a cauterização é realizada através da própria narina sem cortes nem incisões externas sendo considerada um procedimento minimamente invasivo.

Alguns cuidados para após sua realização

– Respeitar o tempo de repouso orientado;

– Realizar a higiene nasal com solução fisiológica de acordo com a orientação médica;

– Evitar atividade física pelo tempo estabelecido.

A otorrinolaringologista é a profissional capacitada para a realização do procedimento para que este seja seguro e adequado ao paciente.

AGENDAR CONSULTA

Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato com você!