TURBINECTOMIA
Também conhecida como cirurgia de redução das conchas nasais, a turbinectomia é um procedimento que auxilia no restabelecimento satisfatório da respiração. Por meio dela é possível atenuar a hipertrofia dos cornetos nasais com o objetivo de solucionar a dificuldade de respiração.
Elas fazem parte da anatomia do nariz e são responsáveis por filtrar e aquecer o ar que chega nas vias respiratórias. Determinados fatores, como traumas e inflamações, podem causar um crescimento no tamanho dessa estrutura e gerar uma dificuldade na passagem do ar,
prejudicando o funcionamento adequado do sistema respiratório.
Pode ser recomendada para ajudar pacientes com diversos tipos de disfunções respiratórias, como congestão nasal crônica, sinusite, rinite, inflamação nasal persistente, entre outras.
Várias técnicas podem ser usadas e associadas na sua realização para redução do tamanho dos cornetos nasais. Elas são definidas após uma avaliação individualizada realizada pela médica otorrino e baseada nas necessidades específicas de cada caso. No procedimento não há cortes externos porque a cirurgia é feita pelo nariz.
Em geral, a turbinectomia é um procedimento seguro no qual a formação de crostas e sangramento se apresentam como riscos. No entanto, antes da decisão de realizar qualquer procedimento cirúrgico, é indispensável conversar com a sua médica sobre os benefícios e os riscos no pré-operatório, pois ela poderá relatar a partir da avaliação do seu caso.
Após a cirurgia pode ocorrer sangramento, sensação de secura no nariz e inchaço, que podem ser controlados a partir do cumprimento das recomendações e do acompanhamento médico.
Algumas orientações:
– Na primeira semana é possível que o paciente sinta um desconforto devido à obstrução nasal;
– Não se deve assoar o nariz e abaixar a cabeça;
– Não realizar esforço físico até a liberação médica;
– É indispensável tomar todas as medicações de acordo com a prescrição.
AGENDAR CONSULTA
Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato com você!